quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

2ª Mostra de Filmes Educa7 Minutos - 15/12/2016


Educação através do audiovisual é realidade em Lauro de Freitas. Ontem (15/12) foi realizada no Cine Teatro da cidade a 2º Edição da Mostra de Filmes Educa7 Minutos, superando todas as expectativas.



Com um público eufórico no Cine Teatro, abrimos os trabalhos com chave de ouro, a companhia de dança Urban Sublime com o primeiro ato, intitulado Combóio do espetáculo Holocausto. 
Logo após, iniciamos a apresentação dos curtas. 


Com curtas de alto nível, esta segunda edição da Mostra deu trabalho ao grupo de jurados para selecionar os melhores. Competir não é o objetivo, a premiação tem apenas função de simbolizar a ação em que vivenciou

Com uma mesa de jurados formada por Artêmio Luz (ícone cultural da cidade), Jaldo Lopes (Músico local) e Nildson Veloso (Diretor da Rede de comunicação Anísio Teixeira), os curta concorreram nas seguintes categorias: Melhor curta (1º, 2º e 3º lugar), Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro / Pesquisa, Melhor Atuação, Melhor Montagem e Melhor fotografia.



A Mostra de Filmes Educa7 Minutos, é uma realização do IMA(Imagem, Movimento e Atitude), através da SEMED - Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, que tem um projeto pedagógico de educação através do Audiovisual, Games e Comunicação Social, com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil e mais que isso, unir pessoas, promover educação, cultura e auxiliar na prevenção a vida, com responsabilidade social e profissionalismo. 
Tivemos curtas de conteúdo informativo a comunidade de Lauro de Freitas. 



Após a premiação, iniciamos o encerramento com a bela voz de Lisandra Porto, em seguida os Meninos do batuque entraram e a festa começou, todos juntos em cima do palco ao som dos tambores e violão.



Agradecemos a todos os presentes e aos que gostariam mais não pode estar, em fim,  parabenizamos a todos! 

Se você não participou este ano, se prepare que em 2017 tem mais!



 

Confira abaixo a lista dos curtas vencedores:


Melhor 7 Minutos

1 - CAIA NA REAL - Escola Municipal do Barro Duro













2 - ENTRE INJÚRIAS E GLÓRIAS - Colégio Paraíso Maximus













3 - NA MINHA COMUNIDADE? - Teatro Loca














• Melhor Trilha Sonora

MÚSICA POR TODO CANTO - Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida













• Melhor Edição / Montagem

EU TIVE UM SONHO RUIM - Usina Digital













• 
Melhor Fotografia

NA MINHA COMUNIDADE? -Teatro Loca













•Roteiro e Pesquisa

MENINOS DO BATUQUE - Projeto Meninos do Batuque











•Melhor Atuação do elenco

AION - TERCEIRA DIMENSÃO - Assossiação AMMIGA









Direção e Professores
ALEXANDRE SENA
ANÁLIA DO VALLY
LUCIANO OLIVEIRA
Agentes iMA
YURI JESUS
RAFAELA SANTOS
MATEUS GRUCCI
ISAIAS SANTANA
MARTA SOUZA
MARIA VITÓRIA

JOÃO DANIEL
NAIRA ARIANA
HUMBERTO DO VALLY
KAMILLY DO VALLY
GABRIEL FREIRE


A.I.: IMA 
Produção Executiva: Secretaria de Educação de Lauro de Freitas(SEMED) / IMA Filmes
Apoio: Escola de Cadetes Mirins / Cine Teatro de Lauro de Freitas / Colégio Paraíso Maximus
Apoio Premiação: Capitão Olinto
Fotos: Divulgação 
educa7minutos.ima@gmail.com
https://www.facebook.com/educa7minutos
Veja os Vídeos: http://educa7minutos.blogspot.com.br/p/curtas-e7m-2016.html

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Espetáculo Holocausto




Neste domingo (18/12) a companhia de dança Urban Sublime comandada pelo coreografo Tuka Ramos, com abertura do grupo de Ballet Yaoundé, estreou o espetáculo Holocausto.







O holocausto é tão colossal que não pode ser entendido em sua totalidade é preciso ser entendido em sua particularidade. Com cenas fortes de violência conta mulher, reflexões de homofobia, intolerância religiosa lamentação do povo, dentre outras atrocidades existentes em nossa sociedade.
O primeiro ato, comboio, onde apresenta todos num trem mostra bem a nossa situação no trem da vida. Trabalhadores incessantes, explorados e alienados. O espetáculo ainda aborda o total abuso de poder de quem deveria cuidar de sua pátria e de seus habitantes independentemente de cor, etnia gênero ou seguimento religioso, o genocídio de milhares de pessoas por puro egoísmo, ego, ignorância, erronia compreensão de mundo.

Sem dúvidas, Holocausto, que do latim holocaustu significa “matança massiva de seres humanos” nos faz pensar nos morrem todos os dias nas nossas comunidades, em nosso país e no mundo, seja uma morte física ou emocional. 














Texto: Redação iMA
Fotos: Divulgação - iMA

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Virtual Educa: Bahia deve sediar evento internacional de Educação

Além de se preparar para sediar, em 2018, um dos maiores eventos internacionais na área de educação, o Governo da Bahia vai apresentar projetos à Organização dos Estados Americanos (OEA), entidade responsável pelo Virtual Educa. Com este propósito, a Secretaria da Educação do Estado promoveu uma reunião com a comitiva liderada pelo secretário-geral do Virtual Educa, José María Antón, nesta sexta-feira (29). 


“A ideia desta reunião foi sintonizar os superintendentes na preparação de projetos que devemos apresentar até setembro para a OEA, para as agências de fomento, e, óbvio, preencher todos os requisitos, além de ajustar o conteúdo para consagrar a realização do evento em 2018”, destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. 

Logo após a reunião, Pinheiro falou com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para que o Itamaraty possa também endossar a posição brasileira, para que a Bahia seja sede, em 2018, do congresso que deve reunir mais de 10 mil pessoas. Ele também revelou que o governador Rui Costa deve visitar a sede da OEA. 

“Hoje também nós preparamos a agenda do governador para outubro, em Washington, onde ele discutirá a questão do Virtual Educa 2018 e também para que apresente diversos projetos de captação de recursos. Nossa responsabilidade são os projetos da área de educação, mas estamos abrindo uma porta para o Governo da Bahia apresentar também projetos em outras áreas às agências de fomento, aos bancos, tendo a OEA, como a nossa principal porta de entrada”, acrescentou Pinheiro. 

A comitiva do Virtual Educa esteve, na noite desta quinta (28), no gabinete do governador e visitou o Centro de Manufatura Senai Cimatec, além do Centro de Convenções da Bahia, que após passar por uma requalificação, poderá ser o local para receber o evento. José María Antón destacou que o Virtual Educa possui convênios com muitos governos e com organismos internacionais e avaliou como positiva a iniciativa da Bahia em apresentar projetos. 
“Estamos na Bahia não só para um encontro, mas para um processo de exposição internacional de tudo o que fazem de inovação na Bahia, para que seja visto em toda América Latina e Caribe. Me parece que está havendo um esforço importante dos temas de educação das crianças, dos jovens e adultos; as taxas de analfabetismo têm reduzido muito e isto é um tema fundamental”, disse Antón. 

As tratativas para a Bahia sediar o congresso internacional foram iniciada pelo secretário Walter Pinheiro, que foi convidado por Antón para representar a Bahia como palestrante e compor a delegação brasileira, na edição ocorrida em Porto Rico, neste ano. Também participaram da reunião, o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, e o diretor da Fiocruz, na Bahia, Manoel Barral Netto, além da equipe da Secretaria da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Música por todos os cantos

Estivemos presentes na quinta-
feira(28/7) no Cine Teatro de 
Lauro de Freitas para ver e 
ouvir de perto o evento 
musical mais esperado do ano. 
Produzido por estudantes do 
Colégio Gregório Pinto de 
Almeida (GREPIAL), sob 
direção do Maestro Paulo 
Vizeu, em comemoração aos 
16 ano do GREPIAL. 
 
Foi uma surpresa muito boa, 
ver estudantes da rede 
municipal de Lauro de Freitas, 
tocando e cantando como
profissionais da música. 
Durante as músicas, a 
plateia, que era, na sua maioria 
formada por alunos, que juntos 
cantaram e emocionaram a 
todos. 


Realmente tinha música por 
todos os cantos, provando 
mais uma vez que a arte 
transforma e liberta. E vc 
que não pode estar presente,
ouça alguns trechos 
ao fim deste texto.






De acordo com Maria do 
Socorro, gestora do GREPIAL 
desde 2013, é um projeto 
transformador......ouça a 
entrevista que ela nos 
cedeu. 







Entrevistamos Crislley, uma das 
alunas que participou da 
apresentação:  


Arte e Cidadania
PARABÉNS!

Texto e Entrevistas: Redação - Isaias Santana
Fotos: Jhon Dan

segunda-feira, 30 de maio de 2016

OFICINA DIGITAL É EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


Neste sábado(28/05), a Semed, através da Divisão de Projetos e Ações Complementares-DIVIPAC, participou do Build Meeting Bahia, evento realizado pela BIND (Bahia Indie Developers), realizado na Uneb (Universidade Estadual da Bahia), que tem o objetivo de reunir desenvolvedores baianos de jogos digitais e analógicos. Organizado por Filipe Pereira/BIND, o evento teve apresentações de projetos em desenvolvimento na Bahia.




De acor
do com Sônia Machado, diretora da DIVIPAC, para quem acha que jogo é só para os que não tem o que fazer, está muito enganado. "Há muito tempo, a pronúncia "Nerd" deixou de ser adjetivo para pessoas tidas como estranhas. O evento contou com grupos do SEBRAE e grupos da região baiana", ressalta a diretora. Este encontro houve participação de jovens, adultos, senhores e senhoras, professores, alunos e pais de famílias, o Build Meeting   Bahia é para todas as idades.


O professor e cineasta, Alexandre Sena, criador do projeto      Educa7, que vem trazendo excelentes resultados no aprendizado   aos pequenos cineastas da Rede de Ensino, através da Divipac, ficou satisfeito com mais uma ação em favor da Educação. "Nós do IMA, oficina de Artes Visuais do DIVIPAC, através da Secretaria de Educação do Município de Lauro de Freitas (Semed), que muito nos motiva, tivemos a oportunidade de conhecer novos projetos e novos desenvolvedores", comemorou o cineasta, que completou:

O IMA-Imagem, Movimento e Atitude, também apresentou o projeto, o Na Lata!, onde você é o personagem principal e tem que acertar a maior pontuação possível de lixos em suas respectivas lixeiras, visando a sustentabilidade e o hábito de alunos e pessoas a fazerem a coleta seletiva. E aí, gostou? Confere as fotos, convida, Alexandre.


Fonte: SEMED
Fotos: Divulgação 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Gamepólitan 2016

Ocorreu no último sábado e domingo (14/05 e 15/05) o maior evento de jogos do Norte/Nordeste, o Gamepólitan. O IMA marcou presença apenas no domingo e conta agora, exclusivamente para você, o que rolou de melhor no evento.
Foi a quinta edição do GP, apresentada em 80 horas de conteúdo, com: palestras, debates, jogos abertos com os principais games da atualidade (free‐play), estandes de vendas com expositores de todo o Brasil, campeonatos com premiação em dinheiro e convidados para falar de mercado, desenvolvimento, além de celebridades da produção de conteúdo online. 

Chamado de Gamepólitan (game=jogo), o GP é um evento que reúne os elementos tecnológicos e gamers da atualidade e cultura pop, assim, voltado para a cultura nerd. O Gamepólitan é organizado pela 42 Cultura e Comunicação, empresa também responsável pelo Anipólitan e que vem realizando os eventos a mais de 4 anos.
Durante o domingo, podemos observar várias novidades do mundo gamers e uma interação viva do público com os jogos aberto ao público, trazendo dentro deste contexto um papel fundamental na disseminação da cultura, educação e conhecimento digital. Tivemos a oportunidade de testar os últimos consoles de geração como PS3, PS4, XBOX360 e XBOX One, adquirindo informações técnicas para um release futuro, além de rever a linha temporal com antigos consoles e jogos antigos.
Com muitas variedades de cultura, jogos, cosplayers, acessórios, entre outros itens está é uma grande oportunidade dos jovens demostra os seu orgulho nerd, trazendo assim a diversidade dentro do mundo nerd e na sociedade em geral. De fato, o Gamepólitan foi um evento maravilhoso, com um público de aproximadamente cinco mil fãs de jogos eletrônicos movimentam os dois dias do evento. Como não dar para contar tudo que rolou, preparamos para você alguns tópicos, confira abaixo:

GAMEPÓLITAN 2016
·         Mais e melhores jogos apresentados;
·         Parcerias criadas e outras fortalecidas;
·         Ótimo conteúdos;
·         Concurso dos melhores jogos do Nordeste;
·         Fortalecimento das redes locais e regionais;

Jogos vencedores do GP DEV - Awards no Gamepólitan!
Melhor Arte: Retroboy (BA)
Melhor Game Design: Dataflow (RN)
Melhor Tecnologia: Fluffy Horde (BA)
Melhor Narrativa: The Last Nightmary (PI)
Melhor Áudio: The Last Nightmary (PI)

 ES:CA:PE
Fantástico híbrido de game e teatro que marcou presença no evento e teve uma plateia cativa e muito participativa. O ES:CA:PE é uma realização do Coletivo ERA Game Studio. É um jogo hiper-realista, onde o jogador tem a possibilidade de controlar atores em um cenário real. De que forma isso é feito? O jogador recebe um controle e decide, através dele, as ações da personagem que ele escolher. O que nós propomos com ES:CA:PE uma experiência absolutamente única, uma Experiência de Realidade Alternativa.
Festa Estranha
No jogo você é uma jovem nessa exata situação. Andando pelos ambientes clássicos de uma universidade brasileira frequentada por jovens de 20 e poucos anos, você conversará com vários colegas que seus pais pensam que saíram de um filme de Jodorowski em busca de uma saída - e de um pouco de distração. Festa Estranha é desenvolvido pela Trinca, grupo de desenvolvedoras apaixonadas por games.

FILHOS DOS ORIXÁS
Um jogo de cartas, baiano, desenvolvido e criado pelo Fabrício Andriani da Sinergia Games que é uma microempresa brasileira fundada em junho de 2010 com o objetivo principal de criar e desenvolver jogos eletrônicos de desenvolvimento pessoal.

BIND
Grande novidade do evento, a Bahia Indie Game Developers (BIND) é um coletivo formados por empresas, grupos de desenvolvimento e interessados no mercado de games do estado da Bahia. No estande da BIND do GP 2016, tivemos a presença de boa parte dos desenvolvedores de games do estado da Bahia, onde podemos tirar nossas dúvidas e ficar por dentro do mercado de games baianos.



Realidade Virtual
O óculos de realidade virtual, onde a nossa equipe testou e comprovou a eficácia da plataforma e a mecânica da nova tecnologia, nos proporcionou uma experiência tridimensional realística, através do game M-1 Infectados, que cumpriu perfeitamente a função dos games de nos levar para um novo mundo. O óculos Rift, conseguiu aumentar o foco dentro do jogo, já que, todo seu campo de visão foca apenas no mundo virtual, com a ajuda de fones de ouvido que alteram o som ambiente. São infinitas oportunidades que podem ser utilizadas dentro dessa plataforma, inclusive dentro da área da educação, como já acontece em alguns lugares do mundo, seja para conhecer novas culturas ou simular ambientes de trabalho.




Como você pôde notar, ocorreram muitas coisas bacanas do GP2016, se você ficou de fora, não perca a oportunidade de ir no ano que vem. Sem dúvidas o GP2016 foi épico e histórico.


Parabéns a todos da organização, ás empresas presentes, os participantes dos campeonatos e ao público presente.













Texto: Redação iMA
Fotos: Divulgação 

terça-feira, 17 de maio de 2016

1º Encontro Baiano de Mediação Escolar: EBAME 2016

No último sábado (14/05) foi realizado no auditório da Faculdade Ruy Barbosa, no campus do Rio Vermelho, em Salvador, o I Encontro Baiano de Mediação Escolar. O Evento, organizado pela Usina Digital, contou com a participação de professores, diretores, estudantes e mediadores escolares. Durante o evento, tivemos dois momentos de intervenção lúdica pelos jovens da Usina Cultural.
O objetivo do encontro foi debater sobre a temática da Mediação de Conflito e Digital nas escolas públicas, e assim mostrar que a Mediação pode ser usada para uma convivência mais harmoniosa entre nossos alunos. A “mediação escolar” é uma nova prática e, portanto, ainda não conta com bibliografia que ajude a definir seus parâmetros e objetivos norteadores. O conceito de mediação vem sendo construído a partir da experiência, de reflexões e discussões. Os jovens da usina pode contar experiência positiva pelo trabalho desenvolvido pelos mediadores durante os três anos do Projeto Virando o Jogo!, em Lauro de Freitas. É importante pontuar que a partir da incisão da mediação escolar nas escolas de Lauro de Freitas, houve uma redução significativa dos conflitos escolares, e entre essas escolas estão o Colégio Solange Coelho e a Escola Hermano Gouveia Neto, ao qual os diretores fizeram-se presente ao EBAME 2016.


O EBAME 2016 teve cinco mesas de debates, compostas por pessoas renomeadas, entre elas o Sr. Cristiano Aguiar (diretor geral Devry | Ruy Barbosa), Dr. Riccardo Cappi (UNEB), Ma. Tereza Cistina (DeVry | Ruy Barbosa), Me. Gino Tapparelli (UNEB), Dra. Marilena Ristum (UFBA), Prof.ª Luciana Oliveira (Graduada em Pedagogia/UFBA), Giussepe Vozza (Gestor geral – Usina Digital) e o jovens mediadores da Usina Digital: Sara Silva, Michele Costa, Cleison da Silva, Tainá Santana, Ana Beatriz Cunha e Gabriel Costa que puderam falar sobre suas experiências como mediadores e suas conquistas ao participar deste processo.  
A mesa proporcionou aos presentes um diálogo sobre a violência de mediação na sociedade brasileira; violências de desinteresse como causas de abandono e reprovação escolar; mediação de conflitos e mediação digital como novas competências do século XXI para os nossos jovens; a mediação de conflitos e a mediação tecnológica em ambiente escolar: desafios e perspectivas e por fim, mediação de conflitos e mediação digital: relatos de experiências do Projeto Virando o Jogo!


O EBAME 2016 também trouxe o encerramento de alguns projetos da Usina Digital, o Projeto Virando o Jogo, Decolando Sonhos e Circuito do Saber. Abre aspas para a fala do senhor Giussepe Vozza (Gestor geral Usina Digital, que se mostrou triste em não poder continuar os projetos. Ele citou: “Ficamos triste com o encerramento do projeto porquê achamos importante da continuidade e ampliar o número de escolas.




Sem dúvidas o EBAME foi um sucesso, todos pôde expressar suas dúvidas, seus conhecimentos sobre o tema e assim enriquecer um debate; com colocações objetivas e cheias de esperança de que a mediação possa mudar nosso contexto escolar.


O primeiro e mais fundamental objetivo do mediador é ajudar o aluno a criar suas próprias ferramentas para usufruir do espaço escolar de forma independente, tornando sua vida escolar mais potente e autônoma. Uma vez que esse objetivo seja atingido, acreditamos que o mediador deixa de se fazer necessário e o aluno pode continuar seu aprendizado junto com professores e amigos.





O evento teve cobertura completa do IMA, que transmitiu tudo Ao Vivo, direto da faculdade Ruy Barbosa; você pode conferir a reprise no Youtube no link abaixo.

Parabéns a todos os participantes deste grande evento, que possamos obter resultados positivos usando a mediação escolar, fazendo assim, uma nova forma de educar.





Confira o link da reprise no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=2uUvPmXkJ5s


Confira algumas entrevistas: