domingo, 25 de março de 2018

1° Jornada de Teatro do Oprimido da Bahia


Dias 24 e 29, acontece no Cine Teatro Lauro de Freitas, a 1ª Jornada de Teatro do Oprimido da Bahia. O evento promove apresentações teatrais, oficinas formativas, rodas de conversa, intervenções artísticas entre outros.
Teatro do Oprimido é um método teatralque reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo.







Em momentos em que a democracia se encontra fragilizado e fragmentada, se faz necessário discutir a Bárbara que estão fazendo com o nosso país, compreendendo isso a jornada do Teatro do Oprimido que acontecer aqui em Lauro de Freita tem como tema: "A arte em tempo de Bárbara"




Programação:

25 de Março (domingo)

14h – Gustavo Reis – Música Kah Jefoni – Dança

Coletivo Frôceta – Poesia Feminina Roda de Conversa “Arte e Resistência em tempos de barbárie” – Fórum Popular de Cultura

26 de Março (segunda-feira)

18h – Leitura Dramática – “Arena Conta Zumbi” de Augusto Boal e Gianfrencesco Guarnieri (aberta a todos interessados)

27 de Março (terça-feira)

14h – Oficina de Teatro do Oprimido com Sérgio Sousa

19h – Zambi – Grupo Junto e Misturado

28 de Março (quarta-feira)

15h – Oficina de Butoh – Dança Contemporânea com Lucrecia Greco (doutora em antropologia do corpo) 18h – Oficina de Teatro Jornal – “A ditadura militar e os dias de hoje” com Armindo Pinto e Mateus Lopes

29 de Março (quinta-feira)

09h – Oficina “O primeiro contato com a interpretação” com Luiza Luz 15h – Oficina Teatro da/o Oprimida/o e Raízes Africanas com Leila Santos e Fernando Alves 19h – Duo Redenção – Kah Jefoni e Félix Ramos Espetáculo “África em nós” – Coletivo Pé de Poeta de Teatro do Oprimido



A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Rede iMA / Divulgação

sábado, 24 de março de 2018

Peça de Teatro Mostra Vida Mulheres Malês

O espetáculo teatral "Mulheres Malês-Nas Margens do rio" conta a história Levante do rio Joanes traz um olha a partir da construção racial de gênero através de um linguagem sensível e lúdica, relembra fizeram parte deste processo.

O espetáculo realizado pelo grupo Loca de Teatro de Lauro de Freitas, com texto e direção de Heme Costa, visa não somente contar a história do levante, mas antes disso fazer refletir sobre as individualidades desse processo onde negras e negros no século XIX pensaram uma nova estrutura político-social. 

A peça foi apresentada nesta sexta-feira (23) no Espaço Cine Teatro de Lauro de Freitas.








A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Rede iMA / Divulgação