domingo, 10 de março de 2019

Revista em quadrinhos desenhada por artista do Piauí vira série produzida por Steven Spielberg

The Rift, revista em quadrinhos escrita por Don Handfield e Richard Rayner e desenhada por Leno Carvalho, artista de Teresina, está sendo adaptada para fazer parte da série "Amazing Stories".


Uma história em quadrinhos desenhada por um artista do Piauí está prestes a alcançar as telas de streaming do mundo inteiro. The Rift, uma história contada em quatro revistas desenhada pelo artista Leno Carvalho e escrita por Dan Handfield e Richard Rayner, fará parte da série Amazing Stories, nova produção do americano Steven Spielberg, e distribuída pela Apple TV. A série ainda não tem data de estreia.

Leno contou ao G1 que descobriu a novidade através de um tweet do autor de The Rift, o ator, produtor e diretor de cinema americano Don Handfield. “Mandei um e-mail para ele com o print do tweet e um “WTF?” bem grande. Ele respondeu: ‘Pensei que você soubesse, estamos produzindo o piloto’”, disse Leno. “É uma projeção boa, sabe. No final das contas, foi 30% meu trabalho e 60% de um grande golpe de sorte, mas não vou parar de me gabar sobre isso”, brincou o artista.


Nascido no Rio de Janeiro, Leno Carvalho é filho de piauienses e morador de Teresina. Há dez anos trabalha como desenhista profissional. Através da internet, seu traço chamou a atenção de produtores de quadrinhos nos Estados Unidos e da Europa.


De sua casa em Teresina, Leno desenhou para editoras internacionais,como a Dynamite. “Até hoje, nunca vi pessoalmente as pessoas com quem trabalhei”, conta. Atualmente, trabalha em outro projeto com o autor de The Rift e em uma história em quadrinhos francesa.


Leno Carvalho projetou os personagens, a estrutura das páginas e desenhou os quatro volumes de The Rift. O roteiro foi assinado pelo ator, diretor e escritor americano Don Handfield e pelo escritor britânico Richard Rayner, e fala sobre misteriosas fendas que se abrem no tempo, e transportam um avião militar da década de 1940 para os anos 2000 em uma virada de página.


The Rift trata-se de uma graphic novel, ou romance gráfico: uma história longa contada através dos quadrinhos. “É diferente dos quadrinhos de super-herói, que são como uma série. The Rift tem começo, meio e fim. É mais como um filme”, explica.


Lançada no início de 2017, a revista conquistou o público americano, e entrou no mais novo projeto do diretor e produtor de cinema Steven Spielberg, a série Amazing Stories. O projeto, previsto para ser lançada ainda em 2019, é o relançamento de uma série produzida por Spielberg na década de 80, e irá apresentar dez histórias diferentes, nos moldes da popular Black Mirror. A história de The Rift será apresentada no primeiro episódio. O diretor será Mark Mylod, que assina alguns episódios de Game of Thrones.


O artista do Piauí não participará diretamente da produção da série, mas verá o trabalho desenvolvido por ele, com seus lápis e sua mesa digital de desenho, se transformar em realidade na tela, já que os produtores da série terão de usar seus desenhos como base para a escolha de atores e cenários.


“Isso vai ser uma quebra-galho para quem vai fazer o storyboard, por que já tem a história inteira aí. E ainda acho que The Rift pode dar pano para manga, por que é planejada para ter uma sequência”, adianta.

Por Andrê Nascimento, G1 PI