quinta-feira, 25 de abril de 2019

Concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019

Com o objetivo de incentivar e divulgar novos talentos na arte da poesia, bem como mapear a produção poética em Lauro de Freitas o Instituto Multi Ações, GELF - Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas e parceiros, por meio deste edital, abre inscrições para o “Concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019”.


O objetivo do concurso é descobrir, promover e desenvolver talentos e o respeito pela atividade literária; “promover nos jovens de Lauro de Freitas o incentivo e encorajamento a ações de literatura e estimular a produção literária e pensando nisso a parceria com a GELF é se suma importância, afinal eles trabalham bem com a juventude dentro das escolas, também buscaremos diálogo com os grupos culturais da cidade”, afirma o coordenador do projeto Yuri Teixeira.


Podem se inscrever no Concurso público em geral, da cidade de Lauro de Freitas-BA, através do link: https://forms.gle/T5wCp5qk3BUAq6xF8, entre os dias 29 de Abril á 20 de Junho.  

Serão 100 (cem) poemas livres classificados, com publicação de livro em formato digital e 50 (cinquenta) poemas com publicação em livro físico, estes exemplares serão distribuídos gratuitamente em escolas, associações, pontos de cultura e grupos culturais do município de Lauro de Freitas, com lançamento no 1º Festival de Juventude de Lauro de Freitas, a ser realizado em setembro deste ano pela GELF - Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas, integrando assim a programação do festival.

O resultado do Concurso será divulgado no dia 10 de Julho de 2019 pelo site: https://redeima.blogspot.com/p/lauro-poetas-poesia-viva.html e no Facebook do Instituto: https://www.facebook.com/RedeIMA/


Confira o edital:
https://docs.google.com/document/d/1j1_8KwnbJ5yiPPZVZJc2w_olOuj8qjjG91CIHYz7sXw/edit?usp=sharing

A.I: Redação
Foto: Divulgação 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato em Lauro de Freitas

Imagens de espelho d'água, animais e vegetação, mostram a fotografia como incentivo a conscientização ambiental na exposição “Olhares Sobre o Rio Sapato”, realizada nesta sexta-feira (29), na Barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico.

A exposição faz parte de um projeto de educação ambiental da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães - Lauro de Freitas, produzida por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre a premiação, alunos fizeram apresentações musicais e homenagens a pessoas que se dedicam a preservar a natureza.

Um total de 50 fotografias tiradas pelos alunos expõe a biodiversidade do Rio Sapato como um dos espaços ambientais de Lauro de Freitas aptos à prática do ecoturismo. Despertar a conscientização social para as belezas naturais do município é um dos objetivos do projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio na Escola Ana Lúcia.

“O trabalho também está relacionado a semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertamos a população para esse olhar de preservação como uma responsabilidade de todos” enfatizou.   

Premiação

O registro de uma ave pousada em galhos secos sob um céu azul sagrou Emilly Coelho, 6º ano, como primeira colocada da exposição. Segunda a aluna, seu olhar foi cativado pelo “contraste de cores e forma”. Caique Barbosa, 9º ano, destacou na sua fotografia a composição de um reflexo no espelho d'água, conquistando o segundo lugar.

Já o verde das folhas e o rosa das flores emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano. Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia para a primeira colocada.

Exemplo

Homenageada com o certificado “Beija-flor, amigo da natureza”, a ex-aluna da Escola Ana Lúcia, Samara Vitória Silva, é um exemplo do papel transformador da educação. Atualmente cursando o 2º ano em Comunicação Visual, no CEEPTIC - Lauro de Freitas, Samara desenvolveu junto a outros estudantes, um projeto de holograma 3D em TV que retrata a preservação do Rio Sapato.

“A minha participação nos projetos do Ana Lucia me motivaram nas ideias para o projeto. Sabemos que a conservação das águas é fundamental, por isso, procuramos trazer essa questão numa linguagem futurista” destacou a aluna ao relatar que a equipe do projeto foi convidada para apresentar o holograma em um evento sobre educação ambiental.

Mais homenagens

Reconhecida pelo trabalho desenvolvido nas ações da Cidade Educadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por ser defensora das causas ambientais, Idaci Ferreira também recebeu uma certificação. “Este projeto revela um olhar sensível para o Rio Sapato. Iremos levar essa exposição para vários espaços educativos do município”, destacou Idaci. Além da coordenadora da Cidade Educadora, receberam homenagens o fotógrafo Caetano Ribas, quem ofereceu o curso de fotografia, e Alberto Souza, servidor da secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Fonte: DECOM/Lauro de Freitas
Foto:Edgard Copque