Arlette Pinheiro da Silva Torres ou como muito de nós conhecemos, Fernanda Montenegro. Este ano, especificamente no dia 16 de outubro, completam-se 90 anos de vida e quase 75 dedicados a arte. Não há quem não tenha visto em algum momento da sua vida a imagem deste ser numa tela, seja de cinema, seja numa dessas pequenas TVs do interior do Brasil.
Fernanda Montenegro é uma dessas atrizes que valem a pena parar o tempo, vê-la em cena é um acontecimento no mundo, ou se me permite dizer, caro leitor, no universo. Os papéis marcantes nos fazem vislumbrar e acreditar um pouco mais na vida!
Falar sobre esse acontecimento é um marco importante para a nossa arte, cinema, teatro e nossa cultura no geral, o que não deveria ser um alarde, mas num país que vive uma espécie de antropofagismo cultural funcional, isso se faz importante, infelizmente o Brasil destrói os seus heróis e ídolos.
Foi a única brasileira indicada ao Oscar em categoria de atuação, primeira a ganhar um prêmio Emmy como melhor atriz e tem personagens fortes em quase 80 filmes, novelas e minisséries e centenas de peças de teatro. Fernandona! Como fala um canal de TV brasileiro, fazendo referência a diva. Sim! Fernandona, pois são inúmeros e grandiosos personagens interpretados, em que todo elogio deve ser colocado no aumentativo.
Texto: Yuri Teixeira
Imagem: Internet