sábado, 14 de março de 2015

Dia nacional da história em quadrinhos

Inicialmente como pequenas publicações nos jornais norte-americanos e europeus como sátiras à política.

Em meados da década de 30, surgiram as primeiras revistas que compilavam as tirinhas lançadas nos jornais de domingo. Essas seriam as primeiras revistas em quadrinhos que dariam espaço a muitas outras, como as que temos hoje.
Quadrinhos, Comic Books, HQs ou até mesmo “gibis”, os quadrinhos fazem sucesso em todas as idades e diferentes públicos, principalmente pelos seus mais variados formatos.
Abaixo, alguns exemplos que retratam os diferentes estilos de quadrinhos pelo mundo.
Cartoons (ou Cartum), ou Charge
Normalmente são compostas apenas por um quadro.
Tirinhas
São mais curtas que as Comic Books e usualmente são feitas para publicações em jornais. Entre os exemplos estão as clássicas obras “Calvin & Hobbes”, de Bill Waterson, “Garfield”, de Jim Davis e “Peanuts”, de Charlie Schulz.
Comic Books
Sem dúvida alguma, o formarto mais famoso. São publicações de pequenas histórias, como A Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, ou séries completas, como as do Homem-Aranha e X-Men, criadas por Stan Lee e Jack Kirby.
Por fim, as Graphic Novels. São séries de enredo mais complexos, normalmente em longos volumes (ou edições especiais)
Hoje em dia, o termo também faz referência não só a trama, como também ao estilo artístico e a qualidade do projeto. Entre eles, temos como referência a adaptação em quadrinhos da saga “A Torre Negra” de Stephen King.
E já que falar em quadrinhos instiga a vontade de ler muitos, separamos alguns sites bem legais com quadrinhos para você conferir o trabalho de mais uma categoria, as Webcomics.

Feliz Dia Nacional dos Quadrinhos e ótima leitura.

Fonte: findout

Nenhum comentário:

Postar um comentário