sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lançamento do livro Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto.



Dentre diversas atividades realizadas no Centro Pan-Americano de Judô na noite desta quinta-feira (18/01), entre palestras, confêrencias e homenagens, podemos destacar o lançamento do livro Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto. 

O livro traz a discussão sobre o lugar que é atribuído às mulheres negras nos museus de tipologia histórica de Salvador, a partir das suas exposições de longa duração quando as representam quase sempre na condição de escravizadas. Sem uma narrativa que as aloquem como partícipes da construção polí- tica, econômica e cultural do país às mesmas sobram-lhes os lugares de subalternizadas.


Com distruibuição gratuita, o exemplar foi o "mimo" das pessoas presentes no CPJ, estes puderam ter seus exemplares autografados pela autora  Joana Flores. Diga-se de passagem, o livro já ultrapassou fronterias, chegando assim a vários lugares do mundo.


Fruto da dissertação de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA, da museóloga Joana Flores, já citada acima, a obra tem o financiamento do Edital Setorial de Museus IPAC/SECULT do Governo do Estado da Bahia, cuja tiragem é de 3000 (três mil) exemplares, distribuídas gratuitamente entre museus, universidades e bibliotecas públicas, bem como à pesquisadoras (es) interessadas (os) no tema.


A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Rede iMA
 / Divulgação

Educa7 Minutos na Univerão


Nesta quinta-feira (18/01) a filme "Os Últimos Minutos de uma Mulher" foi exibido no projeto Polêmicas  Contemporâneas, que está anexado as atividades da Universidade de Verão.

O curta que foi o vencedor da 3º Edição da Mostra de Filmes Educa7 Minutos, aborda o tema da violência contra a mulher, serviu como base para a palestra "Juventudes e Audiovisual em terrítórios educativos" explanada por Heme Costa e Winnie Lorena.

Com apresentação de Jackson Costa, a palestra foi transmitida ao vivo via web e conteve a participação da plateia (com membros da equipe de produção do Educa7 Minutos) e pelos internautadas de todo o brasil. Além disso, este "quadro" poderá tornar-se um programa de TV, que será exibido na TV educativa da Bahia.

O Projeto Polêmicas Contemporâneas é a discussão, em forma de encontros temáticos, de assuntos diversos das educações, das ciências e das culturas contemporâneas, constituindo-se numa espécie de vazio quântico dos currículo dos cursos de graduação da UFBA, em todas as áreas do conhecimento e em especial de formação de professores (licenciaturas).







A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Univerão homenageia dez personalidades com a Comenda Milton Santos



De tantos momentos impares que a Univerão nos proporcionou, na noite desta quinta-feira (18/01) o projeto pôde homenagear dez personalidades ao qual contiburiram para a valorização da educação brasileira.


No Centro Panamericano de Judô (CPJ), os homenageados receberam uma estatueta criada pelo artista plástico Bel Borba, famoso mundo afora pela técnica do painel em mosaico e obras públicas que contemplam a paisagem da capital baiana. 

A Comenda trouxe o nome do geográfo Milton Santo, que destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.


Dentre os homenageados, que foram indicados por um conselho de curador do Diversifica, estão a preifeita Moema Gramacho, o antropologo professor da Universidade de Brasilia José Jorge de Carvalho, e em memoria do Deputado Zezéu Ribeiro. 









A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Barro Duro recebe Oficina de Manutenção de Micro



Pensando na capacitação dos jovens da terra, a Univerão proporcionou diversos cursos voltados a area profissional. 









Durante a semana, o bairro do Barro Duro pôde receber o curso de Manutenção de Micro, ao qual levou um grande numero de jovens a escola local para a realização do curso. Jovens de diversas idades puderam compartilhar conhecimentos e vencer certas "rixas" com ocorrem dentro da comunidade.


Os alunos poderam obter conhecimento nas areas de formatação, manutenção de coolers, montagem e desmontagem de gabinetes, sistema operacional, peças e suas funções, dentre outros.

A gratidão e a certeza de que a oportunidade que a Univerão proporcionou, pode ser o primeiro passo para os participantes atuar no mercado de trabalho foi a principal motivação da comunidade.












A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Oficina de Maquiagem realizada em Areia Branca


Para descobrir os segredinhos de um look incrível, usando os seus próprios produtos, as mulheres do bairro de Areia Branca estiveram presente na Oficina de Maquiagem. 

A Oficina, que faz parte do catalogo de curso da Univerão, ofertado pelo IFBA - Instituto Federal da Bahia, foi realizada na Escola Edvaldo Boaventura, no Bairro de Areia Brnca, onde foi trabalhado os conceitos de preparação e limpeza da pele; os tipos de pincel e finalidades; iluminar, afinar, contornar, aplicar corretivo, base e pó; definir sobrancelhas; dentre outros.

 A maquiagem é de extrema importância na vida da maioria das mulheres, ela é capaz de transformar, disfarçar pequenos defeitos e até mesmo realçar os traçosma semana que você pode decidir ser o que quiser! Está nas suas mãos – basta uma mudança de atitude, um olhar diferente, abrir o coração para o novo e isso pode ser feito por meio da maquiagem. 

É importante destacar que as participantes estão extremante empolgadas em continuar com este processo e já pensam na formação de um grupo, onde valorize, principalmente, a identidade das mulheres da comunidade.










A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Curso livre de Choro é realizado na Uneb de Lauro de Freitas

Como parte do Campus II da Universidade de Verão o Campus da Uneb de Lauro de Freitas recebeu o curso livre de Choro. 

O curso ofertado pela UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, teve como foco traçar o panorama histórico do choro, apresentar obras de compositores brasileiros, apresentar gêneros agregadores, como salsa, frevo, samba e maxixe, dentre outros.




Participaram do curso pessoas que já tinha certo conhecimento musical e iniciantes, estes puderam fazer experimentações durante o processo, tonando assim, uma mine banda de choro dentro da atividade proposta. 

Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos atrás. É a Univerão proporcionando experiencias memoráveis também no contexto cultural e musical.


A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Escola 2 de Julho: espaço da educação básica na Univerão

Como parte da Univerão, o espaço “Educar para uma Cidade Educadora” aborda a
reflexão de temas que são discutidos no cotidiano educacional. A proposta desse espaço é promover a democratização da educação e a troca de experiências, através do compartilhamento de ideias e exposição de materiais, que irão servir ao longo do ano, como suporte didático-pedagógico para os profissionais da rede municipal de ensino.

Dentro texto contexto veja alguns temas já abordados no polo e sua relevâncias

- Diversidade e Inclusão: Através de uma palestra o núcleo trouxe aos participantes a importância da inclusão na educação infantil, verificando e dialogando sobre problemas mais direitos e amplos, dentre os temas mais discutidos a criança com 
TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade.





- Cuidado com a voz falada e Cantada: Realizada pelos professores Alan Souza e Ozenir Luciano, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) o oficina abordou a importância do cuidado com voz, sobre tudo aos professores, levando técnicas e experimentações para um bom uso da voz.




- Roda de conversa (Metodologia de ensino e aprendizagem): Mediada pelos professores Altino Bomfim, Marize Carvalho e Edilson Moradilo, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), os professores trocaram experiências sobre modelos pedagógicos aplicados na sala de aula que deu certo e a respeito dos desafios contemporâneos e suas vertentes pedagógicas voltados a solução destes. 


Além de diversas atividades, como "Contação de estórias" , "Oficina Toy em arte e tecido", "Oficina Webrádio Verão", dentre outras.

A Escola Dois de Julho, em Itinga (Campus II), é o local destinado para o espaço “Educar para uma cidade Educadora”. Os departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, parte da Coordenação de Educação Básica da  SEMED, propõe a discussão de temas como, gênero, uso das TICs, inclusão de crianças e jovens com deficiência, meio ambiente e muitos outros. E então? Vai ficar de fora? Faça uma visita ao Campus e viva as experiências voltadas a Educação Infantil.

A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Polêmicas Contemporâneas na Univerão


Iniciou-se nesta terça-feira (16/01), dentro da Universidade de Verão, o projeto Polêmicas Contemporâneas. 

Polêmicas Contemporâneas reunirá 32 personalidades, educadores e pensadores nacionais, que farão conferências de quinze minutos de duração e será transformado em uma série de televisão. Uma ação de compartilhamento rápido de conhecimento, com objetivo direto e mobilizador, sobre temas polêmicos que fazem parte da pauta da sociedade e que surpreendem pelo apelo e impacto que representam. 

O Projeto Polêmicas Contemporâneas é a discussão, em forma de encontros temáticos, de assuntos diversos das educações, das ciências e das culturas contemporâneas, constituindo-se numa espécie de vazio quântico dos currículo dos cursos de graduação da UFBA, em todas as áreas do conhecimento e em especial de formação de professores (licenciaturas). 

Com apresentação de Jackson Costa o evento teve como primeiro palestrante o seu idealizador Nelson Pretto, que abordou o seguinte tema: Educações, culturas e hackers. Confira a programação para os próximos: 

Dia 16/01 (terça-feira)
Manhã:
9 h - Nelson Pretto
10 h - Walter Takemoto
11 h - Camila Moreno
12h - Guido Lemos

Tarde:
14 h - Paulo Artaxo
15 h - Veridiana Alimonti
16 h - Nilma Gomes
17 h - Miguel Arroyo

Dia 17/01 (quarta-feira)
Manhã:
9h - José Sérgio Gabrielli
10h - Juca Ferreira
11 h - Karina Menezes
12h - Emme Costa e Winnie Lorena
Tarde:
14 h - Messias Bandeira
15 h - Carol Barreto
16 h - Lucas Daniel, Leandro Rocha e Helhão Senna
17 h -DJ Branco


Dia 18/01 (quinta-feira)
Manhã:
9h - Aurina
10h - Mãe Lúcia
11h - Dulce Aquino
12 h - Vilma Reis
Tarde:
14 h - Lygia Viegas
15h - Sueide Kinté
16h - Paulo Teixeira
17h - Ivan Fontes


Dia 19/01 (sexta-feira)

Manhã:
9h - Álvaro Malaguti
10h - Makota Valdina
11h - Alberto Pitta
12 - Benito Juncal
Tarde:
14h - Silvio Humberto
15h - Tânia Fischer
16h - Pedro Caribé
17h - Aurélio Aurium





A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação


Oficina de Webquest na Univerão

Foi realizada na Escola 2 de Julho, polo Itinga II da Universidade de Verão, onde se concentra atividades da educação básica, a oficina de webquest. Mas afinal, o que é Webquest?! Vejamos.

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).

A oficina proporcionada pela Universidade Federal de Campina Grande  (UFCG) trouxe aos
presentes a visão de que  as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes em nosso cotidiano e que, enquanto professores e estudantes de Pedagogia, e que podemos inserir de forma didática o uso das TICs como mediadoras da aprendizagem.

É fundamental que, em um mundo conectado, a educação também esteja atuando amplamente e de forma efetiva dentro deste cenário, por está razão temos um núcleo de educomunicação, que é um processo que visa promover e programar ações para melhorar a comunicação através da criação de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos capazes de quebrar a hierarquia na distribuição do saber, pois todos sãos envolvidos no processo – gestores, educadores, estudantes e funcionários – são produtores de cultura, vale lembrar que o Webquest é um, dentre os trabalhos pedagógicos que podem ser realizados nessa área.



A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Arte em desenho abstrato também faz parte da Univerão

Com oficina realizada no IFBA, em Itinga, pela UNIVASF - Universidade do Vale do São Francisco a arte abstrata faz parte da Univerão.

O desenho abstrato foi objeto de muita curiosidade e interação dos seus participantes. A oficina propõe um percurso de desfragmentação da imagem real para a construção de grafismos abstratos.  

A professora Rogéria Saraiva, uma das responsáveis pela aplicação da oficina se diz "muito entusiasmada com está oportunidade proporcionada através da Univerão", já o aluno Antonio Luiz cita que "a Univerão é muito importante, sobretudo, na possibilidade se ter uma atividade num tempo vago.

A oficina ficará sendo realizada no IFBA até o dia 18.




A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Univerão: Oficina de Pitura em Aquarela movimenta Parque Ecologico

Num ambiete harmonico e em contato com a natureza pessoas inscritas no curso de Pintura em Aquarela puderam aproveitar o contato com a artes platicas.

A oficina ofertada pela UNIVASF - Universidade do Vale do São Francisco, teve como objetivo explorar as potencialidades da pintura com tintas aguada e a aquarela, além da transparencia e o elemento água. 



Estima-se que a técnica tenha surgido hácerca de 2000 anos, na China, simultânea ao surgimento do papel e dos pincéis de pêlos de coelhos. Os principais suportes utilizados na aquarela são o papel com alta gramagem – densidade do papel –, cascas de árvore, plástico, couro, tecido, papiro e a própria tela.

Foi uma tarde de muita produção artistica na Univerão, onde os alunos sairam satisfeitos com os resultados obtidos e pela realização de usa obra de arte em aquarela.









A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Univerão: Conha Acustica de Lauro recebe curso de Dança

A Concha Acustica de Lauro de Freitas recebu nesta terça-feira (16/01) o mine curso: Dança contemporânea. 

Realizado pela UNIVASF - Universidade do Vale do São Francisco, o curso visa explorar o corpo e a dança como elementos visuais e esteticos na dança da comtemporaneidade. Com um público mesclado entre profissionais de dança do municipio e pessoas comum a participação e compatilhamento de conteúdo foi o marco
principal da oficina. 

O jovem Tuka Ramos (Diretor geral da Companhia de Dança Urban Sublime) pôde dizer: "A contemporaneidade nos permite compartilhar conhecimentos com indivíduos pensante, a oficina nos sensibilizou o lado crítico, político e empoderado sobre nós, ao próximo e ao coletivo. É de extrema importância esse intercâmbio de vivências e realidades artísticas para o alto crescimento e o fortalecimento da nossa cultura local.



Vale lembrar que o objetivo da Univerão não é formar dançarinos ou bailarinos, mas trazer a tona a importancia da dança no sentido educacional, cultural e social. Dança é vida!










A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Curso de Eletricista realizado no Grepial é destaque na comunidade local

A Escola de Tempo Integral Gregorio Pinto de Almeida (Grepial) teve como atividade inicial na escola o curso de Eletricista.

Com uma recepção colorosa da gestora da escola, os alunos se sentiram em casa e ficaram mais motivados ao curso, que teve sua primeira aula hoje.





Cerca de 80% dos presentes no curso é da comunidade próxima a escola, além de pais,
alunos e funcionários. Um dos jovens presentes pôde dizer "estou achando uma ótima oportunidade para que eu consiga um emprego, quem sabe, ao terminar este curso".  Já seu António, funcionário da escola e com certa experiência no setor eletrico, destaca que "o certificado de conclusão do curso vai reforçar os seus conhecimentos".

Hoje os alunos aprenderam sobre as principais ferramentas e equipamentos, a corrente e tensão eletrica e condutores. Com a motivação, união e alegria que eles estão, certamente este curso colherá bons frutos.











A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / Divulgação

Conferência “Universidade e Democracia” abre os ciclos de atividades da Univerão



Foi iniciado oficialmente as atividades da Univerão, na noite desta segunda-feira (15/01) com a Conferência: Universidade e Democracia, pelo professor João Carlos Salles e com mediação de José Bites de Carvalho, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).

Com mais de 200 pessoas presentes o professor João Carlos, que é Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas e que atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia, tendo sido Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, pôde explanar entre diferentes contextos o papel formador da universidade.

Além disso, o público presente foi convidado a refletir sobre a situação atual do nosso país, da nossa capacidade de pensar pelo outro, agindo assim, num sentimento de empatia e podendo mudar conceitos, vícios que nos levam a ruína.

Sem dúvidas o professor Salles nos mostrou a importância de uma universidade democrática, sobretudo no que tange ao seu acesso, deixando assim o conceito elitizado de universidade e ampliando os horizontes.













A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / Divulgação

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Filarmônica dos Jovens da Itinga faz abertura da Univerão

A Filarmónica do Bairro de Itinga realizou a abertura da universidade de Verão, a filarmônica montada a dois meses pôde abrilhanta o evento proporcionando o público música de qualidade, com sucessos de Djavan e Tim Maia como trilha sonora.







Com o objetivo de expandir-se para uma orquestra o grupo ressalta a importância da música como processo educacional e cultural de uma cidade educadora, afinal a música tem o poder de mudar o estado de espírito das pessoas. 

O jovem Hélio, membro do grupo, disse que “foi um momento marcante na vida dele”, e agradeceu a oportunidade.

Enfim, foi um espetáculo que levou o público a aplaudir de pé a apresentação dos jovens, vale lembrar, que dentro da Univerão teremos cursos voltados a área musical, vai ficar de fora? Corre lá no site e faça sua inscrição.








A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / Divulgação

Público jovem marca presença na abertura da Univerão


Entre diversas pessoas presentes na abertura da Universidade de Verão nesta segunda-feira, no Centro Pan-Americano de Judô, o IMA pôde observar a presença do público jovem. 

O jovem Paulo, de 16 anos, morador de Itinga, conversou com nossa equipe enquanto aguardava o início do evento. Ele nos confidenciou que buscou disponibilizar o seu tempo para se dedicar a cursos de vertentes de Matriz Africana, entre eles “Candomblé e seus mitos”, “Quilombo e suas lutas” e “Estética Afro”. 

Segundo ele, a “Univerão veio na hora certa, que a cidade precisava de algo voltado ao ensino a juventude fora dos muros escolares, pois é fundamental o povo local ter acesso a educação em diferentes modos, principalmente na relação com a nossa história”. 

A rede IMA também destaca que o protagonismo juvenil é essencial para uma cidade educadora, e para isso, precisamos reinventar nossa forma de educar.


A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação

Começou o verão de experiências em Lauro de Freitas: Universidade de Verão!

Com recepção típica da Bahia, com as baianas Raquel Santos (53 anos - Terreiro São Jorge da Goumeia) e Gessica Neves (23 anos - Terreiro São Jorge da Goumeia) foi realizado hoje (15/01) no Centro Pan-Americano de Judô a abertura oficial da Universidade de Verão. 






Com a presença de várias autoridades, incluindo a prefeita Moema Gramacho e o Secretário de Educação Paulo Gabriel. Estima-se que a Univerão receba um público de aproximadamente cinco mil pessoas para as mais de 131 atividades
programadas. 





A proposta principal é unir o calor do verão e a oportunidade de novas experiências teve um público expressivo para sua abertura, ansiosos os presentes aguardavam do lado de fora e conversam entre si desta proposta inovadora que a prefeitura de Lauro de Freitas está realizando. A prefeita Moema Gramacho destacou em sua fala que “é necessário entender que todos tem que ter acesso a educação e a universidade”.


Está edição da Univerão é dedicada ao ex-deputado Zezéu Ribeiro, que faleceu no ano de 2015 aos 66 anos, filiado ao PT desde os anos 1980, chegando a presidir o partido na Bahia entre 1995 e 1999.



A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Adriele Alves / 
Divulgação