segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A beleza do Maracatu Ventos de Ouro



Conferimos de perto um intercambio cultural entre Recife e Salvador, o Maracatu Ventos de Ouro teve no ultimo domingo a culminância da oficina realizada em conjunto com o Maracatu Nação Porto Rico, de Recife-PE. O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.





A oficina realizada no Sindicato dos comerciários teve como objetivo a valorização da cultura do maracatu e conhecimentos práticos do mesmo. Tanto para os "oficinenses", como para os membros do grupo. 

O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador. Foi idealizado por Josy Garcia musicista, arte-educadora, produtora cultural e pesquisadora da cultura popular de matriz africana e afro-brasileira e Cau Gonçalves, batuqueira, cantora, pesquisadora da cultura popular nordestina e estudante de políticas e Gestão das Culturas.

Fundado em 28 de janeiro de 2015,  O grupo busca difundir e fomentar o maracatu em Salvador e outras regiões ,e trazer à tona discussões sobre a mulher na sociedade, na arte, na cultura, e no maracatu de baque virado.  Além de promover intercâmbios com grupos, mestres e mestras da cultura popular e Batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiencias e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de Culturas Populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras.

O Maracatu Ventos de Ouro realiza oficinas de percussão, de dança e de construção de instrumentos, ensaios abertos e eventos para valorização da cultura popular, como a NOITE CULTURAL e o CORTEJO PERNAMBAIANO , dentre outras ações. 

Confira abaixo um pouco do que rolou na oficina:


Nenhum comentário:

Postar um comentário