quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Fala iMA: Os 90 anos de Fernanda Montenegro

Arlette Pinheiro da Silva Torres ou como muito de nós conhecemos, Fernanda Montenegro. Este ano, especificamente no dia 16 de outubro, completam-se 90 anos de vida e quase 75 dedicados a arte. Não há quem não tenha visto em algum momento da sua vida a imagem deste ser numa tela, seja de cinema, seja numa dessas pequenas TVs do interior do Brasil. 

Fernanda Montenegro é uma dessas atrizes que valem a pena parar o tempo, vê-la em cena é um acontecimento no mundo, ou se me permite dizer, caro leitor, no universo. Os papéis marcantes nos fazem vislumbrar e acreditar um pouco mais na vida! 

Falar sobre esse acontecimento é um marco importante para a nossa arte, cinema, teatro e nossa cultura no geral, o que não deveria ser um alarde, mas num país que vive uma espécie de  antropofagismo cultural funcional, isso se faz importante, infelizmente o Brasil destrói os seus heróis e ídolos. 

Foi a única brasileira indicada ao Oscar em categoria de atuação, primeira a ganhar um prêmio Emmy como melhor atriz e tem personagens fortes em quase 80 filmes, novelas e minisséries e centenas de peças de teatro. Fernandona! Como fala um canal de TV brasileiro, fazendo referência a diva. Sim! Fernandona, pois são inúmeros e grandiosos personagens interpretados, em que todo elogio deve ser colocado no aumentativo.


Texto: Yuri Teixeira Imagem: Internet

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Estudantes comemoram o Dia da Árvore em Lauro de Freitas.














Em um exemplo de cidadania e de proteção ao meio ambiente, no dia 20 de setembro 2019, alunos da Escola Municipal Ana Lucia Magalhães realizaram um mutirão de recolhimento de resíduos (plásticos, garrafas pet, latas e até pneu) ás margens do rio e nas dunas próxima ao Rio Sapato em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias.
A iniciativa partiu das alunas Laís Machado e Leticia Neves que queriam participar da mobilização global pelo clima e criaram o Instagram (protetores_do _mundo_, ), aproximando a tecnologia da natureza , de maneiras altamente positiva. Para Leticia “ A tecnologia é uma aliada e cada vez mais utilizada para ajudar ações de preservação e sustentabilidade como o nosso” No final da atividade, todos os jovens se reuniram ás margens do Rio Sapato e deram as mãos fazendo uma grande roda, como um abraço simbólico ao meio ambiente. Segundo o professor Antônio Claudio “ Os estudantes de hoje são formadores de opinião, onde as redes sociais refletem suas opiniões e ações em relação a saúde futura do planeta”.
Fonte: Profº Claudio Foto: Divulgação

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Resultado livro físico: Lauro Poetas, Poesia Viva 2019


Segue a lista dos autores selecionados para o livro físico do concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019.

A seleção dos poemas foi realizada conforme barema abaixo, publicado em edital:

CRITÉRIOS  - PESO
Originalidade 
Temática 
Linguagem poética.

Agradecemos o apoio dos jurados na etapa de seleção. 

Lista selecionados livro físico

Allivia Rouse Rabbani
Beatriz de Souza Almeida
Bruno Britto de Miranda
Dagmar Santana de Jesus
Eunice Silva
Iago Legal Batista Bacelar
Jorge Luiz de Cerqueira
Lucas Lira da Silva
Rosana Maria Sampaio
Tamara Maria Brito
Tiago Lima
Deise de Moraes Soares
Edvaldo Ribeiro da Silva
Evelyn da Conceição Santos
Flaviane dos Santos
Hugo Couto da Conceição
Iracema Pinho
Janaína Rodrigues
João Daniel Bezerra
João Pedro Magalhães
Jovenice Ferreira
Kelly Marques
Larissa Dias
Márcio Wesley Cerqueira
Maria Kamilly Campos
Mateus Lopes Fernandes
Sônia Cristina Fadigas
Suellen Santos Conde
Thaís Melo da Silva
Thalya Santana Gonçalves
Thierry Fraga Nascimento
Vicente José Lima
Victoria Mavi

Yasmin Morais

Autores Convidados Mateus Grucci Joana Flores Participação Especial
Poesia Tudina - Trilogia do poeta Tude Celestino



A.I: Rede iMA
Foto: Divulgação

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Resultado Livro Digital: Lauro Poetas, Poesia Viva 2019

Segue a lista dos autores selecionados para o livro digital do concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019.


A seleção dos poemas foi realizada conforme barema abaixo, publicado em edital:


CRITÉRIOS  - PESO
Originalidade 
Temática 
Linguagem poética.


Obs: Como não atingimos o numero de 100 poemas para o livro digital, todos os autores que enviaram seus escritos foram aprovados automaticamente. A comissão de jurados ainda avalia os poemas para o livro físico e em breve divulgaremos os aprovados! 


Lista selecionados livro digital (PDF)


Allivia Rouse Rabbani
Ayara Mendes de Souza
Beatriz de Souza Almeida
Bruno Britto de Miranda
Cláudia Santos da Costa
Dagmar Santana de Jesus
Eunice Silva
Félix Ramos
Iago Legal Batista Bacelar
Jorge Luiz de Cerqueira
Lucas Lira da Silva
Maria Zélia Lima
Mayra Alves
Rosana Maria Sampaio
Tamara Maria Brito
Tiago Lima
Deise de Moraes Soares
Edvaldo Ribeiro da Silva
Evelyn da Conceição Santos
Flaviane dos Santos
Hugo Couto da Conceição
Iracema Pinho
Janaína Rodrigues
João Daniel Bezerra
João Pedro Magalhães
Jovenice Ferreira
Kelly Marques
Larissa Dias
Márcio Wesley Cerqueira
Maria Kamilly Campos
Mateus Lopes Fernandes
Sônia Cristina Fadigas
Suellen Santos Conde
Thaís Melo da Silva
Thalya Santana Gonçalves
Thierry Fraga Nascimento
Vicente José Lima
Victoria Mavi
Yasmin Morais Autores Convidados Mateus Grucci Joana Flores Participação Especial
Poesia Tudina - Trilogia do poeta Tude Celestino



A.I: Rede iMA
Foto: Divulgação

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019

Com o objetivo de incentivar e divulgar novos talentos na arte da poesia, bem como mapear a produção poética em Lauro de Freitas o Instituto Multi Ações, GELF - Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas e parceiros, por meio deste edital, abre inscrições para o “Concurso Lauro Poetas, Poesia Viva 2019”.


O objetivo do concurso é descobrir, promover e desenvolver talentos e o respeito pela atividade literária; “promover nos jovens de Lauro de Freitas o incentivo e encorajamento a ações de literatura e estimular a produção literária e pensando nisso a parceria com a GELF é se suma importância, afinal eles trabalham bem com a juventude dentro das escolas, também buscaremos diálogo com os grupos culturais da cidade”, afirma o coordenador do projeto Yuri Teixeira.


Podem se inscrever no Concurso público em geral, da cidade de Lauro de Freitas-BA, através do link: https://forms.gle/T5wCp5qk3BUAq6xF8, entre os dias 29 de Abril á 20 de Junho.  

Serão 100 (cem) poemas livres classificados, com publicação de livro em formato digital e 50 (cinquenta) poemas com publicação em livro físico, estes exemplares serão distribuídos gratuitamente em escolas, associações, pontos de cultura e grupos culturais do município de Lauro de Freitas, com lançamento no 1º Festival de Juventude de Lauro de Freitas, a ser realizado em setembro deste ano pela GELF - Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas, integrando assim a programação do festival.

O resultado do Concurso será divulgado no dia 10 de Julho de 2019 pelo site: https://redeima.blogspot.com/p/lauro-poetas-poesia-viva.html e no Facebook do Instituto: https://www.facebook.com/RedeIMA/


Confira o edital:
https://docs.google.com/document/d/1j1_8KwnbJ5yiPPZVZJc2w_olOuj8qjjG91CIHYz7sXw/edit?usp=sharing

A.I: Redação
Foto: Divulgação 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato em Lauro de Freitas

Imagens de espelho d'água, animais e vegetação, mostram a fotografia como incentivo a conscientização ambiental na exposição “Olhares Sobre o Rio Sapato”, realizada nesta sexta-feira (29), na Barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico.

A exposição faz parte de um projeto de educação ambiental da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães - Lauro de Freitas, produzida por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre a premiação, alunos fizeram apresentações musicais e homenagens a pessoas que se dedicam a preservar a natureza.

Um total de 50 fotografias tiradas pelos alunos expõe a biodiversidade do Rio Sapato como um dos espaços ambientais de Lauro de Freitas aptos à prática do ecoturismo. Despertar a conscientização social para as belezas naturais do município é um dos objetivos do projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio na Escola Ana Lúcia.

“O trabalho também está relacionado a semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertamos a população para esse olhar de preservação como uma responsabilidade de todos” enfatizou.   

Premiação

O registro de uma ave pousada em galhos secos sob um céu azul sagrou Emilly Coelho, 6º ano, como primeira colocada da exposição. Segunda a aluna, seu olhar foi cativado pelo “contraste de cores e forma”. Caique Barbosa, 9º ano, destacou na sua fotografia a composição de um reflexo no espelho d'água, conquistando o segundo lugar.

Já o verde das folhas e o rosa das flores emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano. Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia para a primeira colocada.

Exemplo

Homenageada com o certificado “Beija-flor, amigo da natureza”, a ex-aluna da Escola Ana Lúcia, Samara Vitória Silva, é um exemplo do papel transformador da educação. Atualmente cursando o 2º ano em Comunicação Visual, no CEEPTIC - Lauro de Freitas, Samara desenvolveu junto a outros estudantes, um projeto de holograma 3D em TV que retrata a preservação do Rio Sapato.

“A minha participação nos projetos do Ana Lucia me motivaram nas ideias para o projeto. Sabemos que a conservação das águas é fundamental, por isso, procuramos trazer essa questão numa linguagem futurista” destacou a aluna ao relatar que a equipe do projeto foi convidada para apresentar o holograma em um evento sobre educação ambiental.

Mais homenagens

Reconhecida pelo trabalho desenvolvido nas ações da Cidade Educadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por ser defensora das causas ambientais, Idaci Ferreira também recebeu uma certificação. “Este projeto revela um olhar sensível para o Rio Sapato. Iremos levar essa exposição para vários espaços educativos do município”, destacou Idaci. Além da coordenadora da Cidade Educadora, receberam homenagens o fotógrafo Caetano Ribas, quem ofereceu o curso de fotografia, e Alberto Souza, servidor da secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Fonte: DECOM/Lauro de Freitas
Foto:Edgard Copque

domingo, 10 de março de 2019

Revista em quadrinhos desenhada por artista do Piauí vira série produzida por Steven Spielberg

The Rift, revista em quadrinhos escrita por Don Handfield e Richard Rayner e desenhada por Leno Carvalho, artista de Teresina, está sendo adaptada para fazer parte da série "Amazing Stories".


Uma história em quadrinhos desenhada por um artista do Piauí está prestes a alcançar as telas de streaming do mundo inteiro. The Rift, uma história contada em quatro revistas desenhada pelo artista Leno Carvalho e escrita por Dan Handfield e Richard Rayner, fará parte da série Amazing Stories, nova produção do americano Steven Spielberg, e distribuída pela Apple TV. A série ainda não tem data de estreia.

Leno contou ao G1 que descobriu a novidade através de um tweet do autor de The Rift, o ator, produtor e diretor de cinema americano Don Handfield. “Mandei um e-mail para ele com o print do tweet e um “WTF?” bem grande. Ele respondeu: ‘Pensei que você soubesse, estamos produzindo o piloto’”, disse Leno. “É uma projeção boa, sabe. No final das contas, foi 30% meu trabalho e 60% de um grande golpe de sorte, mas não vou parar de me gabar sobre isso”, brincou o artista.


Nascido no Rio de Janeiro, Leno Carvalho é filho de piauienses e morador de Teresina. Há dez anos trabalha como desenhista profissional. Através da internet, seu traço chamou a atenção de produtores de quadrinhos nos Estados Unidos e da Europa.


De sua casa em Teresina, Leno desenhou para editoras internacionais,como a Dynamite. “Até hoje, nunca vi pessoalmente as pessoas com quem trabalhei”, conta. Atualmente, trabalha em outro projeto com o autor de The Rift e em uma história em quadrinhos francesa.


Leno Carvalho projetou os personagens, a estrutura das páginas e desenhou os quatro volumes de The Rift. O roteiro foi assinado pelo ator, diretor e escritor americano Don Handfield e pelo escritor britânico Richard Rayner, e fala sobre misteriosas fendas que se abrem no tempo, e transportam um avião militar da década de 1940 para os anos 2000 em uma virada de página.


The Rift trata-se de uma graphic novel, ou romance gráfico: uma história longa contada através dos quadrinhos. “É diferente dos quadrinhos de super-herói, que são como uma série. The Rift tem começo, meio e fim. É mais como um filme”, explica.


Lançada no início de 2017, a revista conquistou o público americano, e entrou no mais novo projeto do diretor e produtor de cinema Steven Spielberg, a série Amazing Stories. O projeto, previsto para ser lançada ainda em 2019, é o relançamento de uma série produzida por Spielberg na década de 80, e irá apresentar dez histórias diferentes, nos moldes da popular Black Mirror. A história de The Rift será apresentada no primeiro episódio. O diretor será Mark Mylod, que assina alguns episódios de Game of Thrones.


O artista do Piauí não participará diretamente da produção da série, mas verá o trabalho desenvolvido por ele, com seus lápis e sua mesa digital de desenho, se transformar em realidade na tela, já que os produtores da série terão de usar seus desenhos como base para a escolha de atores e cenários.


“Isso vai ser uma quebra-galho para quem vai fazer o storyboard, por que já tem a história inteira aí. E ainda acho que The Rift pode dar pano para manga, por que é planejada para ter uma sequência”, adianta.

Por Andrê Nascimento, G1 PI

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Loca de Teatro concorre ao prêmio Braskem de Teatro

Com o espetáculo "Mulheres Malês - Nas Margens do Rio", o grupo cultural Loca de Teatro concorre ao prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria espetáculo do interior da Bahia. 

Com texto e direção de Heme Costa, Mulheres malês levou ao publico um olhar, através de uma linguagem sensível e lúdica, sobre a construção racial e de gênero propondo o público a pensar o dia anterior ao Levante do Rio Joanes. Além disso, a produção lembrou  as mulheres que fizeram parte deste processo: Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.

O grupo cultural Loca de Teatro desenvolve oficinas gratuitas de teatro, encontros artísticos, palestras e produções culturais na comunidade do Araquí, Lagoa dos Patos e região, sempre buscando compartilhar o fazer artístico principalmente com aqueles que dificilmente tem acesso, seja por questão cultural ou estrutural.

O Prêmio Braskem de Teatro é a principal premiação das artes cênicas na Bahia e é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinado pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.




A.I: Redação
Foto: Divulgação