Falar de crianças e adolescente em
situação de risco é abordar um
problema que traz em sua
complexidade as marcas da formação
e do desenvolvimento de um país
com desigualdade econômica e social,
contribuindo para ser referência de
afeto, amor, ética, moral, autoestima
e com perspectivas de exercerem sua
cidadania. Crianças e adolescentes que,
às vezes, mesmo tendo família,
"escolarizam-se” nas ruas.
Cidadania é componente essencial do desenvolvimento humano, hoje consagrado como oportunidade e qualidade.
"O conceito de qualidade passa
pela crença em um trabalho
participativo, comunitário,
democrático e transparente,
integrador da escola, da família
e da comunidade, tendo como
foco o sujeito histórico, crítico,
criativo, capaz de manejar e
produzir o conhecimento,
reconstruindo sua realidade".
Cada vez mais, as políticas de atenção á criança em situação de risco
enfrentam o desafio das precárias condições de vida em que estas se
encontram vivendo, muitas vezes, cotidianamente, situações externas de
exclusão social, onde os direitos assegurado no Estatuto da Criança e
Adolescente não são respeitados (ECA, 1990).
Por situação de risco, entendemos a condição de crianças que por suas
circunstâncias de vida, estão expostas a violência, ao uso de substâncias
psicoativas e um conjunto de experiências relacionadas ás privações de
ordens afetivas, culturais, educacionais, socioeconômicas que desfavorecem o
desenvolvimento biopsicossocial.
Situação de risco que
encontramos traduzidas por
dificuldades na frequência
e no aproveitamento escolar,
nas condições de saúde e nas
relações afetivas consigo, com
a família e com o mundo.
Tendo como consequência a
exposição a um círculo de
sociabilidade marcada pela
violência, uso de drogas,
conflitos com a lei, gravidez
precoce. Muitas vezes estas
experiências de vida que
levam, ou facilitam dinâmicas
expulsivas do núcleo da família.
Visando assegurar ás crianças e adolescentes os direitos sociais
básicos á educação, saúde,
participação em atividades de
esporte, iniciação profissional,
lazer, cultura, de forma a
contribuir na sua cidadania plena
é que trazemos a proposta de
Implantação do Programa de
Cadetes Mirins que utilizar-se-á
da estratégia de articulação que
envolverá a família, a escola e a comunidade.
Assim, priorizando a
responsabilidade social que
são peculiares a iniciativas
municipais primaremos por
Três requisitos básicos no
nosso trabalho: Oportunidade,
competência e Compromisso,
nascendo assim o Programa de
Cadetes Mirins, tendo as suas
bases no Projeto original da
antiga Escola de Cadetes Mirins,
mas dentro da realidade de hoje, contextualizando com as
mudanças necessárias para o
resgate da dívida com a infância
e juventude do nosso município.
Missão
Contribuir para formação de
cidadãos críticos e conscientes, preparando-os para o exercício
da vida profissional e para os
desafios do mundo moderno,
incentivando o protagonismo
juvenil.
Princípios
Desenvolver as potencialidades humanas e aprimorar as noções éticas que
norteiam a vida do cidadão, preparando o jovem para o mundo do trabalho
e desafios do cotidiano, fazendo valer as garantias individuais e, com elas, o
exercício pleno da cidadania, contribuindo para formação de uma sociedade
ativa, participativa, avançada e igualitária.
Objetivos Gerais
• Desenvolver plenamente o educando
• Preparar para o exercício da cidadania
• Qualificar para o trabalho
Esses focos deverão se estruturar
tendo como objetivo a formação
básica do cidadão, Art. 32 da
LDB 9394/96, Lei nº10. 097/2000,
estatuto da criança e do adolescente,
constituição da Republica, mediante:
•O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita.
•A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
•O desenvolvimento da
capacidade de aprendizagem,
tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e
a formação de atitudes e o
fortalecimento do vínculo da
família, dos laços de
solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que
se assenta a vida social.
•Proteção integral do adolescente.
•Incentivo ao protagonismo juvenil.
Objetivos específicos
• Formar jovens conscientes,
socialmente responsáveis e
futuros profissionais competentes.
• Levar o jovem a compreender
e constatar que é possível planejar
e construir o seu próprio futuro.
• Resgatar e fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais.
• Promover atividades culturais e artísticas levando em conta o símbolo dos adolescentes.
E assim continuamos contextualizando nossa prática com a contemporaneidade....
A.I. / Rede Cadete Comunicação / I.M.A.
Texto: Isa Croesy
Fotos / web / Alexandre Sena
imacadetemirim@gmail.com
www.facebook.com/RedeCadeteMirim
www.cadetesmirins.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário