quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Fala IMA - Univerão: mais que cursos; implantação da cidade educadora

Se você perguntar por aí o que é a Universidade de Verão, muitos já terão na ponta da língua: é um projeto desenvolvido pela prefeitura municipal de Lauro de Freitas que terá cursos para a população, palestras, shows e etc. Mas será que a Univerão se resume a isso?!

Como se diz no popular, “por debaixo dos panos” a Univerão traz o conceito de cidade educadora, afinal, uma cidade educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos.

Também podemos observar a transversalidade na política; com o envolvimento de todas as secretárias, e a democracia na educação; dando a oportunidade de você escolher o que deseja cursar. Além disso, surgir o despertar de territórios “adormecidos” num contexto educacional, social, cultural e politico também pode ser amplamente notado em função das atividades realizadas em bairros considerados exiliados e muitas vezes esquecidos, como Areia branca e Barro Duro. Este despertar também se da na valorização da cultural local, do educação para o seu povo e no incentivo ao turismo.


Portanto, que está seja a primeira de muitas edições da Univerão e que isso sirva de motivação para todos nós começarmos nas nossas ações diárias implantar o conceito de cidade educadora que Lauro de Freitas tanto merece. 

Texto: Yuri Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário