sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lançamento do livro Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto.



Dentre diversas atividades realizadas no Centro Pan-Americano de Judô na noite desta quinta-feira (18/01), entre palestras, confêrencias e homenagens, podemos destacar o lançamento do livro Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto. 

O livro traz a discussão sobre o lugar que é atribuído às mulheres negras nos museus de tipologia histórica de Salvador, a partir das suas exposições de longa duração quando as representam quase sempre na condição de escravizadas. Sem uma narrativa que as aloquem como partícipes da construção polí- tica, econômica e cultural do país às mesmas sobram-lhes os lugares de subalternizadas.


Com distruibuição gratuita, o exemplar foi o "mimo" das pessoas presentes no CPJ, estes puderam ter seus exemplares autografados pela autora  Joana Flores. Diga-se de passagem, o livro já ultrapassou fronterias, chegando assim a vários lugares do mundo.


Fruto da dissertação de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA, da museóloga Joana Flores, já citada acima, a obra tem o financiamento do Edital Setorial de Museus IPAC/SECULT do Governo do Estado da Bahia, cuja tiragem é de 3000 (três mil) exemplares, distribuídas gratuitamente entre museus, universidades e bibliotecas públicas, bem como à pesquisadoras (es) interessadas (os) no tema.


A.I.: IMA 
Texto: Redação iMA
Fotos: Rede iMA
 / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário